Andréa Bussab Paternost

Advogada formada pela FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FADUSP) no ano de 1995 e certificada como Advogada Colaborativa em 2015.

 

Logo após o término da faculdade, ingressou como Advogada Sócia do Escritório SERRA DE OLIVEIRA E POSE ADVOGADOS em São Paulo, atuando com Direito Empresarial, Societário e Contratual e ali permaneceu por 19 anos. Participou de inúmeras fusões e aquisições e suas respectivas negociações.

 

Atuou, ainda, como Advogada Sênior do TOZZINIFREIRE ADVOGADOS também em São Paulo, de janeiro a julho do ano de 2007; e nos anos de 1992 e 1993, durante residência nos Estados Unidos, como Estagiária de Direito no Roman & Bichham Associates.

 

Em 2007, estudos e práticas das filosofias orientais, especialmente dos ideais da Cultura de Paz de Mahatma Gandhi, levaram à maior conscientização da cultura de guerra e litigância em que estamos mergulhados, trazendo desdobramentos na sua atuação profissional.

 

Foi nesse mesmo ano a primeira inserção como Gestora Pacífica de Conflitos capacitada pela UMAPAZ, pelo CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS E PESQUISAS JUDICIAIS e pelo INSTITUTO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM (IMAB) em São Paulo. A busca por métodos não-violentos e não-adversariais de solução de conflitos foi seu grande motivador, uma vez que gerir conflitos dessas maneiras representa um dos pilares da Cultura de Paz.

 

No ano seguinte, em aprofundamento, capacitou-se como Mediadora, Conciliadora e Árbitra de Conflitos novamente pelo IMAB; e como Conselheira em Direitos Humanos pela COMISSÃO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS e pela ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL “ÁLVARO LIBERATO ALONSO GUERRA”; foi semifinalista no “Concurso Melhores Projetos Em Direitos Humanos” da Cidade de São Paulo. De 2008 a 2010, atuou como Mediadora Privada de Conflitos no INSTITUTO MECURA - INSTITUTO DE MEDIAÇÃO DE CURA E PESQUISA em São Paulo.

 

Em 2012, tornou-se Facilitadora em Cultura de Paz, Ética e Dinâmicas de Convivência; e em 2014, Especialista em Ética Contemporânea, ambas capacitada pela ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA em São Paulo. Os Cursos da PALAS ATHENA trouxeram um estreito relacionamento com seus fundadores, gerando oportunidades de participar como Professora de Projetos Socioeducativos na própria Associação. Como exemplos,  Palestrante sobre Mediação na Comunidade Escolar no Projeto Convivência Democrática e Ética Solidária – Fundamentos para uma Cultura de Paz, Contagem, Minas Gerais, em 2011, em parceria com a UNESCO; Palestrante sobre Cultura de Paz e Mudança de Paradigmas, na OAB/SANTOS em 2013; Palestrante e Facilitadora de Dinâmicas sobre Comunicação Empática e Acolhimento, na COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE SÃO PAULO – CAS - SÉ em 2013, dentre outros projetos; fez Palestra sobre “Cultura de Paz” na CASA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO CONTEMPORÂNEO em São Paulo, em 2016.

 

Em constante aprimoramento, é também capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos, de acordo com a Resolução nº 125/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na ESCOLA PAULISTA DE MAGISTRATURA (EPM) em São Paulo, em 2013; e em Mediação Judicial pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, em 2014. Está devidamente habilitada e certificada como Mediadora e Conciliadora pelo NUPEMEC - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, órgão fiscalizador subordinado ao Tribunal de Justiça do Estado e cadastrada como Mediadora e Conciliadora no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Também participou de diversos treinamentos em Comunicação Não-Violenta (CNV), inclusive com Dominic Barter.

 

Já participou e participa de diversas Constelações Familiares. Em 2019 integrou a Comissão de Direito Sistêmico e Grupo de Estudos de Direito Sistêmico da OAB de Pinheiros, SP, bem como iniciou Pós-Graduação em Direito Sistêmico, Métodos Adequados de Resolução de Conflitos, Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta na Faculdade Innovare em parceria com a Hellinger Schule da Alemanha. Assumiu a função de Tesoureira da Comissão de Direito Sistêmico da OAB de Pinheiros na Gestão 2020/21. Também realizou Curso de Justiça Restaurativa na EPM e de Facilitador de Processos Circulares no Instituto Baruc em 2020.

 

Atua desde 2013 como Mediadora e Conciliadora Judicial de Conflitos nomeada pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, no CEJUSC CENTRAL BARRA FUNDA (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário) e na UNIDADE AVANÇADA DE ATENDIMENTO JUDICIÁRIO DA UNINOVE (Vergueiro), em São Paulo. Assumiu a função de Supervisora dos Mediadores e Conciliadores no CEJUSC CENTRAL e CEJUSC MUNICIPAL SP na Gestão de 2020 e 2021.

A experiência com o trabalho no CEJUSC mostra alto índice de violência doméstica, fato que motivou a realização de Círculos e Oficinas de Empoderamento do Feminino, como instrumento de conscientização e mudanças de paradigmas para uma Cultura de Paz (http://tecelasdivinas.blogspot.com.br/ e Facebook:@tecelasdivinas).

Também compôs em 2016 e 2017, como Conciliadora, Mediadora e Instrutora em Cursos de Formação de Mediadores, a ADVANCE - CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM E CURSOS em São Paulo, onde ministrou aulas de Cultura de Paz.

Em paralelo, também é Terapeuta Naturopata Holística (terapias naturais) desde 2004 capacitada pela ESCOLA de NATUROPATIA PONTO DE LUZ em São Paulo. Atualmente, neste ano de 2021, em capacitação como Terapeuta Ayurvédica.

 

Em 2009, terminou a Pós-Graduação em Yoga e Meditação pela FMU e UNIVERSIDADE GAMA FILHO, em parceria com a KAIVALYADHAMA YOGA INSTITUTE, na Índia, com título de Especialista em Yoga e Meditação. Atua como Instrutora de Yoga e Meditação, para crianças, adultos e idosos, em diversos espaços em São Paulo desde o ano de 2003. Foi idealizadora e instrutora do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Instrutores de Yoga para os servidores da SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, capacitando instrutores de Yoga para atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de São Paulo, nos anos de 2011 e 2012. Cursou os Módulos I a III de ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO EM TÉCNICAS MEDITATIVAS da ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA, BIOPSICOLOGIA I a III do INSTITUTO VISÃO FUTURO, e MINDFULNESS E A CIÊNCIA DA FELICIDADE com Dr. Marcelo Csermak. Ministra aulas presenciais e on line de Yoga e Meditação. (Instagram e Facebook:@yoguisurbanos).

 

É também focalizadora de Danças Circulares capacitada pela TRIOM e guardiã de um encantador pedacinho de terra, a Chácara Recanto Zen, na Cidade de São Pedro, SP, um Espaço de Saúde e Bem-Viver (Instagram e Facebook:@chacararecantozen).

Links Gerais: https://linktr.ee/andreapaternost